Está a planear visitar o Porto e não sabe por onde começar? Ribeira? Aliados? Muitos nomes e você está confuso? Não se preocupe, escolhemos para si “as 10 Melhores Coisas para Ver no Porto”, onde destacamos os locais emblemáticos da cidade que devem estar sempre na lista de qualquer visitante.
10 melhores coisas para ver:
1. Torre dos Clérigos
Claro que temos que começar a nossa lista das melhores coisas para ver na cidade do Porto com a Torre dos Clérigos, ex-libris da cidade. A Torre dos Clérigos é omnipresente em toda a cidade, pois marca a paisagem do Porto com a sua arquitetura barroca, que é um dos melhores exemplares do Barroco Português.
Encontrá-la-á facilmente perto da Avenida Aliados. Quem não tem medo de alturas irá certamente aventurar-se e subir os mais de 200 degraus até ao topo, onde encontrará uma das vistas mais impressionantes da cidade do Porto, com extensão geral até ao rio Douro. É o local ideal para fotos e para aquela selfie que vai deixar seus amigos cheios de inveja.
2. Livraria Lello & Irmão
Do alto da torre, você verá uma longa fila para um local bem próximo, na rua paralela. Não se surpreenda, é a famosa Livraria Lello & Irmão. Mas por que as pessoas fazem fila para entrar? A Lello & Irmão é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo e pelas prateleiras ornamentadas e pela famosa escadaria você encontrará um pouco da magia de Harry Potter, pois dizem que a escritora JK Rowling procurou inspiração neste local para criar uma cena em seu livro… Consegue descobrir qual é? A Lello & Irmão existe desde 1869, e no atual edifício, desde 1906.
3. Ponte D. Luís I e Ribeira
Ao chegar à Praça da Ribeira é impossível não reparar no segundo monumento mais famoso da cidade do Porto, a bela ponte de ferro sobre o rio Douro, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia. É uma impressionante obra de engenharia do ferro.
No topo, descobrirá o local perfeito para mais selfies e uma vista fantástica sobre o rio e a zona da Ribeira.
Se atravessar a Ponte chega a Vila Nova de Gaia, onde pode visitar as famosas Caves do Vinho do Porto, encontrará o local perfeito para aquela “foto de postal”. A visita à Ponte D. Luís I não fica completa sem um passeio pela Ribeira. Este antigo bairro piscatório é um dos mais típicos da cidade, onde a tradição continua muito forte. As ruas estreitas, os restaurantes floridos e as esplanadas à beira rio permitem-lhe passar algumas das tardes mais agradáveis da sua visita ao Porto.
4. Avenida dos Aliados
É o coração do Porto. A Avenida dos Aliados, com os seus imponentes edifícios, é o local onde se celebram as grandes festas da cidade, como a Festa de São João, que se celebra na noite de 23 para 24 de junho. Esta zona é ideal para o seu alojamento, pois estará perto da maior parte dos locais da nossa lista das 10 melhores coisas para ver no Porto, a maioria das quais a uma curta distância a pé.
5. Catedral do Porto
Sendo uma cidade com grandes tradições religiosas, é fácil encontrar nas ruas do Porto várias igrejas católicas. No entanto, nenhuma delas terá a importância imponente da Sé Catedral. Entrar num edifício do século XII é sempre fascinante. A Sé Catedral do Porto, além de ser um dos monumentos mais antigos de todo o país, é um exemplo impecável da arquitetura religiosa românica, um estilo muito rico em Portugal. Considerada uma das melhores coisas para ver na cidade, a Sé Catedral destaca-se como uma visita obrigatória para aqueles que desejam explorar a rica história e a magnífica arquitetura do Porto.
6. Café Majestic
Apetece-lhe um café? Há quem diga que os portugueses passam o tempo todo em cafés, mas com cafés como o Majestic, a pergunta é: como é possível não o fazer? Situado na Rua Santa Catarina, a principal zona comercial do centro do Porto, o Majestic tem tanto de bonito como de requintado.
Foi considerado o sexto café mais bonito do mundo. Por isso, se quiser fazer um lanche, vá ao Majestic. Mas atenção, é um pouco caro.
7. Fundação Serralves
Na Fundação de Serralves encontra-se um dos mais belos jardins da cidade, bem como um dos mais importantes museus de Arte Contemporânea. Se visitar o Porto com crianças, a Fundação de Serralves é um dos sítios onde TEM de ir – elas vão adorar! No entanto, a visita à Fundação de Serralves não se fica por aqui. O seu edifício, assinado por Siza Vieira, o primeiro vencedor português do Prémio Pritzker, é uma construção incrível que se funde com a natureza do Jardim de Serralves de forma harmoniosa, convidando a entrar e a ficar no seu interior.
Um plano perfeito para visitar a Fundação de Serralves é fazê-lo com tempo para visitar todo o museu, tomar um chá a meio da tarde e depois ficar nos jardins.
8. Igreja São Francisco
A Igreja de São Francisco, mesmo ao lado da Praça da Ribeira, é outra igreja que faz parte do nosso top das melhores coisas para ver na cidade. Mas, ao contrário da imponente Sé Catedral da cidade, escolhemos esta igreja pelo seu interior, meticulosamente trabalhado com talhas douradas e pelo seu conjunto de órgãos. É, portanto, um dos locais religiosos mais procurados pelos visitantes.
9. Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa, nome simples do Palácio da Associação Comercial do Porto, é um dos edifícios mais imponentes da cidade. É uma verdadeira mistura de estilos arquitectónicos, mas o destaque vai para o Salão Árabe, que o vai surpreender com os seus estuques dourados. Sabia que é aqui que são homenageados e recebidos muitos chefes de Estado que visitam o Porto? Não se esqueça de lá ir. Até porque as visitas guiadas são extremamente interessantes e muito completas.
10. Estação de São Bento
Para quem chega ao Porto de comboio, a estação de São Bento não poderia ser um melhor local de chegada. O seu edifício de influência francesa dá as boas-vindas aos viajantes com os seus inúmeros painéis de azulejos, tipicamente portugueses, que retratam com grande pormenor vários episódios históricos de Portugal. Na zona dos Aliados, a estação de São Bento, considerada a oitava estação de comboios mais bonita do mundo, é outro ponto de passagem obrigatório mesmo que não se viaje de comboio e fecha a nossa lista das melhores coisas para ver na cidade.